CONHEÇA ESSA HISTÓRIA

A Clínica da Familia Maria de Azevedo Rodrigues Pereira atuando na estratégia de combate à Tuberculose com Tratamento Diretamente Observado - (TDO)

O tratamento da tuberculose é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem custo para o paciente. Quando realizado corretamente, nos pacientes que adoecem pela primeira vez, a cura é praticamente de 100%. Quando interrompido, existe grande risco de que o paciente fique com a doença crônica, podendo inclusive morrer. Para garantir o correto tratamento, a Organização Mundial da Saúde recomenda a adoção da estratégia TS/DOTS (Tratamento Supervisionado/Directly Observation Treatment Strategy).

Focado na qualidade da atenção ao paciente, preconiza a melhoria do diagnóstico, o tratamento humanizado, o fornecimento regular de medicamentos, o acompanhamento do tratamento por meio de pessoas habilitadas e o registro de informações para sistemas de monitoramento e de avaliação capazes de medir o impacto de sua adoção. Mais recentemente, a estas recomendações foram agregadas, dentre outras: a necessidade de se enfrentar a co-infecção TB-HIV e a tuberculose multirresistente; aumentar a cobertura e a qualificação de recursos humanos; realizar pesquisas operacionais e de desenvolvimento de novos diagnósticos, medicamentos e vacinas; e, ainda, implantar e adaptar inovações na abordagem ao paciente, configurando desta forma, a Stop TB Strategy. Tudo isso com o envolvimento dos setores públicos e privados da saúde, da sociedade civil e dos movimentos de mobilização e controle social.
Fonte: http://www.fundoglobaltb.org.br/site/projeto_brasileiro/apresentacao.php?Section=1&SubSection=1

Segue o relato do paciente Carlos, portador de Tuberculose em TDO pela Equipe de Saúde da Família Froes de Abreu, tendo como agente comunitário de saúde responsável,  a colaboradora Sandra.

O paciente assistido esteve internado no Hospital de Nilópolis, no qual descobriu que estava com tuberculose e o médico que o assistia informou ao paciente que o mesmo teria apenas 72horas de vida. Em razão desta orientação médica o paciente recebeu alta, após um mês decorrido do fato, o paciente foi cadastrado pela CF Santinha, tendo como responsável a ACS Sandra que agendou a consulta  com  Dr. Claudio(médico da Eq. Froes de Abreu) onde relatou seu caso, iniciou-se assim o seu TDO do qual recebeu orientação.
A agente comunitário de saúde Sandra leva diariamente o medicamento, realiza a pesagem mensalmente, o paciente relata melhoras de saúde a cada encontro e está muito feliz com o trabalho desempenhado.










No próximo dia 05/07/2012 o paciente Carlos

completará 06 meses de tratamento




TUBERCULOSE TEM CURA! 
Procure a Unidade de Saúde mas próxima da sua residência





Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3019-6181

Tecnologia do Blogger.