QUEM SOU EU

Um pouco sobre a vida da Professora Santinha - aquela que foi uma excelente Professora e educadora.

Seu nome é Maria de Azevedo Rodrigues Pereira, nasceu no dia 03 de Fevereiro de 1888 e faleceu aos 72 anos de idade, dentro da sala de aula, quando passou mal e vindo a falecer logo em seguida. Sua vida foi toda dedicada à população carente, principalmente aos doentes, ela entrava em qualquer lugar para socorrer ou dá um pouco de água para beber a todos, inclusive a leprosos e outras doenças contagiosas, e, por divino milagre, nunca contraiu nenhuma doença. Na época da segunda guerra mundial, trabalhou muito levando ajuda, conforto espiritual e material, as famílias daqueles que choravam a perda de seus filhos ou maridos.
Maria de Azevedo fundou a 1º escola em Anchieta, chamada de Escola São Luiz Gonzaga, situada à Rua Cardoso de Castro n° 106 isso no ano de 1954, porém, na verdade ela já lecionava em baixo de uma árvore no seu quintal para muitas crianças, jovens e adultos que nada conhecia, ou seja, vivia como se numa caverna. Essa rotina durou muitos e muitos anos. Ela também foi a maior responsável pela permanência da, então, capela Nossa Senhora das dores e São Judas Tadeu, na época situada à Rua Quebec, hoje, Igreja Nossa Senhora das dores e São Judas Tadeu, na Vila Júlia. Trabalhou também nas portas dos cemitérios na época de feriados, colhendo donativos em nome da capela para os asilos, orfanatos, etc.
Ela pode ser considerada uma grande guerreira que sempre viveu para o bem da comunidade, sem querer nada em troca a não ser a felicidade da pessoa. Era excelente professora de latim, matemática e português, também professora de piano, inclusive tocava órgão na Igreja Nossa Senhora de Nazaré (Anchieta) nas festividades, missas e casamento sem nada cobrar, assim como também dava aula de música, e aulas à noite no alfabetizado de pessoas que trabalhavam durante o dia. Pessoas ilustres foram seus alunos, que mais tarde foram juízes, médicos etc. Por tanta bondade, honestidade e ajuda ao próximo, ela ficou conhecida e reconhecida como PROFESSORA SANTINHA.



                                                               Professora Santinha


Desfile cívico da Escola Municipal Paraíba com um dos alunos carregando a  Bandeira do Grêmio da Professora Santinha.


      
Diversos momentos: 1ª Comunhão de uma das Netas da Professora Santinha na Capela Nossa Senhora das Dores e São Judas Tadeu; Local onde a Professora Santinha Comemorava alguns evento e  Seu trabalho junto a igreja.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça Professora Santinha, s/nº- Parque Anchieta

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3019-6181

Tecnologia do Blogger.